data-filename="retriever" style="width: 100%;">
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Fabiano Marques (Diário)
Ivania Reggis (a partir da esq.), Elenir e Augusto Marchi, Solange Parode Lemos e Carin Simone Vieira fazem parte da equipe da padaria que conquistou a região leste da cidade. A história de sucesso começou há 25 anos
Há 25 anos, a então dona de casa Elenir Brondani Marchi, 68 anos, não imaginava que se tornaria empresária. A proprietária da padaria Delícias de Pão se orgulha da credibilidade que ganhou dos amigos e vizinhos que dão preferência, todos os dias, aos pães, salames, chimias, tortas, bolos, entre outras iguarias produzidas no estabelecimento.
Localizada na região leste de Santa Maria, o empreendimento atrai clientes de vários locais da cidade. Além do sabor diferenciado e caseiro, a afinidade com quem chega e o bom atendimento são algumas das características da padaria.
- Procuramos fazer o melhor para o nosso público. A qualidade, que já era a nossa marca, tem se consolidado a cada dia - comenta Elenir.
VÍDEO: 15 temas que são apostas para a redação do Enem
O INÍCIO
Além de muito trabalho, Elenir também contou com a sorte para começar no mundo dos negócios. Ganhar um carro em uma raspadinha foi o fermento ideal para ela dar início ao empreendimento. E tudo isso ocorreu em 1995, quando a família não tinha carro. Visionária, ela optou por vender o veículo, um Gol 1000, por R$ 9 mil e, com o dinheiro, abriu a padaria.
- Quando abrimos, pagávamos aluguel de um salão comercial de 5m². Com o passar do tempo, o movimento aumentou e fomos em busca de ampliar o estabelecimento. Além disso, estava na hora de sairmos do aluguel - conta a empresária.
Após cinco anos e com a clientela já conquistada, Elenir pôde construir um ponto maior e de acordo com a demanda, que crescia a cada dia. A partir de então, ela realizou o sonho de gerar empregos. Além do apoio e da parceria do marido, Augusto Marchi, 69 anos, e das filhas, Marcela Marchi do Amaral, 43, e Lisandra Marchi da Silva, 41, hoje, ela conta com cinco atendentes e uma serviços gerais.
Nestes 25 anos, Elenir se sente satisfeita com tudo que alcançou a partir da padaria.
- Sou muito abençoada em começar com pouco. Hoje, temos o suficiente para viver. No início, foi difícil. Tínhamos apenas uma assadeira de frango, freezer e balcão, mas, com o acolhimento dos clientes, conseguimos um público muito bom - explica.
DIFERENCIAL
Por estar há tantos anos no mercado, a proprietária prioriza o bom atendimento e a qualidade na rotina da padaria, também reconhecida no bairro como um minimercado. As amizades construídas no Bairro São José também colaboraram para criar um clima harmonioso no local. Isso se reflete no que conta Sidnei Sacilotto, 64 anos, cliente desde a fundação da empresa.
- Além de nos receber muito bem, Elenir é zelosa com a higiene, o que nos deixa mais a vontade de voltar aqui, ainda mais nessa situação que enfrentamos hoje, ou seja, a pandemia do coronavírus - comenta o consumidor.
FIDELIDADE
Se os clientes são fiéis, com os funcionários não seria diferente. Érica Ferreira da Silva, 38 anos, trabalha na Delícias de Pão há uma década. Ao longo desta trajetória, aproveitou cada oportunidade de progredir no emprego. No início, foi empregada doméstica, passou a serviços gerais e, hoje, é atendente.
- Aqui tenho a comodidade de trabalhar perto de casa e, mais do que isso, sou tratada, quase como uma filha por Elenir - diz Érica.
AJUDA MÚTUA
Para Elenir, valorizar os clientes é a receita que fez a padaria ser o que é, referência no bairro e querida por quem frequenta. Ainda de acordo com ela, investir em Santa Maria, faz da cidade capaz de produzir tudo que os cidadãos precisam.
- Consumir o que é daqui, além de fazer a economia girar, é uma forma de contribuir para o crescimento profissional e humano do município - conclui.
DELÍCIAS DE PÃO
- Atuação - Produção de pães, massas e produtos diversos
- Fundação - 1995
- Empregos diretos - 6
- Endereço - Rua Antônio Botega, 150, Bairro São José
- E-mail - delicias.depao@yahoo.com
- Telefone - (55) 3226-5384
- Redes Sociais - Delícias de Pão (Facebook)
Depois da chuva, Santa Maria tem tempo seco até sexta
A CAMPANHA
- A iniciativa #PorTodosNós convida cada santa-mariense a valorizar quem produz aqui, gera renda e empregos e ajuda o Coração do Rio Grande a pulsar mais forte, mantendo a esperança de dias melhores para o futuro de Santa Maria
- Em ações institucionais, editoriais e comerciais, o Diário mostra a importância de consumir de quem trabalha por todos nós. A campanha teve início no dia 18 de abril de 2020 e seguirá com reportagens diárias nas plataformas impressa e digital
- Ela é promovida em parceria com a prefeitura de Santa Maria e tem o apoio de 29 entidades e instituições de Santa Maria
APOIADORES DA CAMPANHA #PORTODOSNÓS
- Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm)
- Associação de Hotéis, Restaurantes e Agências de Viagens (AHTurr)
- Associação de Jovens Empreendedores de Santa Maria (Ajesm)
- Associação Distrito Vivo (ADV)
- Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm)
- Associação dos Transportadores Urbanos (ATU)
- Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV)
- Associação Rural de Santa Maria
- Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism)
- Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Santa Maria
- Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria
- Espaço Contábil Região Centro
- Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma)
- Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma)
- Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas)
- Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Santa Maria
- Santa Maria Tecnoparque
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
- Sindicato da Habitação (Secovi)
- Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Santa Maria)
- Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS)
- Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros Região Centro)
- Sindicato dos Empregados do Comércio de Santa Maria (SecSM)
- Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas Região Centro)
- Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos Rodoviários de Santa Maria e Região (Sitracover)
- Sindicatos dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm)
- União das Associações Comunitárias (UAC)
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Universidade Franciscana (UFN)
*Colaborou Gabriel Marques